domingo, 15 de agosto de 2010

214.




eu triste sou calada
eu braba sou estúpida
eu lúcida sou chata
eu gata sou esperta
eu cega sou vidente
eu carente sou insana
eu malandra sou fresca
eu seca sou vazia
eu fria sou distante
eu quente sou oleosa
eo prosa sou tantas
eu santa sou gelada
eu salgada sou crua
eu pura sou tentada
eu sentada sou nalta
eu jovem sou donzela
eu bela sou fútil
eu útil sou boa
eu à toa sou sua





*Poema do livro Poesia Reunida de Martha Medeiros
escrito assim, em letras minusculas
minuncioso e revelador...achei propicio...

domingo, 8 de agosto de 2010

O que, afinal, é a real beleza?


Você poderia ser a Angelina Jolie, mas com certeza passaria por seus dias de incerteza quanto ao seu verdadeiro valor. Seja por insegurança, seja por um dia de cabelo ruim.
E não adianta alguém te dizer que a verdadeira beleza é a que vem de dentro, ou que você está ótima. Não está.
Esta hoje, é mais você do que todos os outros dias. Sim, porque não tem jeito mais eficaz de sentir-se humano do que ver-se frágil e igual a todos os outros: mortal.
E o que você faz para que isso passe? Primeiro você se enrola no cobertor mais quentinho que tiver, usando o moletom mais velho com cheirinho do namorado ou do irmao mais velho, depois come o maior pote de sorvete e/ou brigadeiro que tiver na cozinha e, por fim, chora.
Ontem li uma crônica engraçada que comparava homens e mulheres em suas reações nas mais diversas situações do cotidiano. Uma frase se repetia em todos os tópicos femininos: "sente uma grande emoção e...". Sim, mulheres sentem uma enorme emoção nas coisas mais idiotas que se pode imaginar. Admito, e acredito que você que está lendo também. Mas não é à toa que crescemos em meio a familias loucas, estudamos muito mais para ter salários muito menores que os homens, temos filhos, nos apaixonamos, divorciamos, perdemos pessoas queridas e passamos por todas as coisas mais estúpidas da vida vendo muito mais beleza em cada uma delas do que nenhum homem jamais conseguirá perceber. Temos algo que eles não tem, garotas. E sabemos disso.
É assim que tudo isso acaba. Ao inves de depressões e bebedeiras, nos contentamos -pelo menos a maioria de nós- com momentos solitários para o tal "auto-conhecimento" e no maximo uma boa sessão de compras e maquiagem para seguir em frente. Depois de toda a sessão desespero, você percebe que a pessoa que te disse lá no inicio estava irritantemente certa: a beleza está ai dentro e se chama felicidade.